Parceiro do meio ambiente

A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM PARA O MEIO AMBIENTE.

A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM PARA O MEIO AMBIENTE. - Foto 1

A reciclagem é um processo que consiste na transformação de materiais usados em produtos novos, que poderão ser reinseridos na cadeia de consumo sem a necessidade de extrair mais recursos naturais. Trata-se de uma ação que contribui significativamente para a preservação ambiental e para a redução do lixo gerado pelo ser humano.

Diversos produtos compostos por vidro, plástico, papel ou alumínio podem ser reciclados, de modo a reaproveitar os materiais, reduzir o consumo de matéria-prima e diminuir a poluição da água, do ar e do solo. Além disso, a reciclagem minimiza a quantidade de lixo acumulado em aterros sanitários e lixões, contribuindo para a redução da produção de gases tóxicos e de chorume — substâncias muito prejudiciais para o ambiente.

A reciclagem também é importante para a sociedade, uma vez que gera empregos em cooperativas e contribui para a renda de diversos catadores de materiais recicláveis, que fazem um trabalho muito importante recolhendo, separando e encaminhando o material diretamente para a reciclagem.

Coleta seletiva

Coleta seletiva é o nome dado para o recolhimento dos materiais que podem ser reciclados, que foram previamente separados na fonte geradora. Este é o primeiro passo para que os diversos resíduos sejam devidamente encaminhados para a reciclagem, gerando economia no processo e favorecendo sua execução.

Referência: Fragmaq. Afinal, qual a importância da reciclagem para o meio ambiente?. Disponível em:https://www.fragmaq.com.br/blog/afinal-importancia-reciclagem-meio-ambiente/ Acesso em: 5 de out. 2016.

Entre em contato agora